Sobre Danilo Russo

Danilo Russo nasceu em Gênova, Itália, e mora no Brasil há 21 anos onde dirige o Instituto Internacional de Fotografia. 

Ele atua como fotógrafo e ministra cursos com entusiasmo de quem entende do assunto. 

Estudou fotografia no Instituto Europeu de Design, em Milão, e no seu portfólio há trabalhos importantes realizados para várias revistas de moda como W América, Vogue, Harper´s Bazaar Uomo, Elle, entre outras. No Brasil, fez editoriais para as revistas Audi Magazine, Elle e Marie Claire, além de fotos para clientes como Camisaria Colombo, Unibanco, Natura, Le Postiche, Olympikus, Sadia, WallMart e muito mais.


Convidado em 2001 a ministrar um curso de fotografia de moda por um conceituado espaço cultural em São Paulo, percebeu a carência de cursos na área e “decidiu” desenvolver uma atividade educacional paralela à sua atividade fotográfica. Nasceu assim, a ideia de ministrar cursos de fotografia de moda que se desenvolve desde o segundo semestre de 2001.

Com base na experiência adquirida durante os anos, Danilo conseguiu formatar uma série de propostas para atender fotógrafos e amadores interessados na especialização da fotografia de moda.

Em 2009, Danilo Russo ampliou sua participação no ensino de fotografia no Brasil e inaugurou o Instituto Internacional de Fotografia (IIF), uma escola que busca capacitar e profissionalizar fotógrafos, sejam eles profissionais ou amadores, nas diversas áreas da fotografia.

Ainda na área educacional, já realizou palestras nos maiores congressos de fotografia como Estudio Brasil, Estudio Evolution, Photoshow, FotoInovation, Semana da fotografia, Set Up Conference, e ministra workshops em outras instituições. 

Sempre buscando expandir os conhecimento, melhorar o mercado e formar fotógrafos com excelência, Danilo e o IIF trazem cursos inovadores, acompanhando e criando tendências do mercado, como a fotografia Newborn na qual foram pioneiros em trazer essa modalidade para o Brasil. Com os primeiros cursos e workshops de especialização e o Newborn Photo Conference, o único congresso de recém-nascidos do mundo.

Em 2016, publicou o seu primeiro livro, “Iluminação: Teoria e Prática”, no qual aborda, com detalhes, todos os aspectos da iluminação para a fotografia de pessoas.

Hoje, Danilo Russo é diretor do IIF, fotógrafo e professor de cursos de Moda, presta consultorias e está sempre trazendo o melhor e mais completo ensino da fotografia para o Brasil.